Carregando...
Início Notícias
Ler notícia

Compartilhar

Falta de médico especialista é apontada em sessão ordinária

Falta de médico especialista é apontada em sessão ordinária
11
ABR
Falta de médico especialista é apontada em sessão ordinária

Vereadora Priscila Franco fez requerimento para receber informações sobre a contratação de novos médicos

Na sessão realizada na semana passada (03/04), a vereadora Priscila Franco (PSDB) apresentou o Requerimento nº 170/2023 solicitando informações ao Executivo Municipal sobre a contratação de médicos, principalmente nas especialidades de neurologia, pneumologia, vascular e pediatria.
O vereador João Lázaro (PSDB) foi até a tribuna comentar sobre o requerimento. “Quero parabenizar mais uma vez a Priscila pelo requerimento, mas acredito que teremos que aguardar o concurso porque hoje, infelizmente, o salário não é atrativo aos médicos”, informou.
O presidente da Câmara, vereador Sérgio de Oliveira (União Brasil), contou, anteriormente a discussão desse requerimento, que o prefeito Rômulo Rippa comunicou que enviaria um projeto com reajuste no salário dos médicos. “O prefeito já havia conversado com todos nós vereadores em uma reunião que pretendia dar esse reajuste”, completou João Lázaro
Com isso, é possível que mais médicos se interessem em trabalhar para o município de Porto Ferreira. “Infelizmente, a falta de médico é porque não há médicos que queiram trabalhar aqui. Tem que melhorar o salário e se Deus quiser logo essa Casa estará votando esse projeto de reajuste e quem sabe no próximo concurso teremos mais interessados”, concluiu.
O vereador Renato Rosa (Republicanos) comentou que também há falta de médico cardiologista, já que logo um dos médicos deve se aposentar. “Será mais uma especialidade que vai ficar com deficiência, além das outras que já foram citadas. Neurologista nós contamos com um médico e não está sendo suficiente, pneumologista nós estamos sem há três anos, o médico vascular se aposentou recentemente e pediatra sabemos bem a dificuldade que está.”
Os pacientes dessas especialidades acabam sendo encaminhados para atendimento em São Carlos ou Américo Brasiliense. “Podemos ter uma ótima notícia agora, com esse projeto do reajuste, podendo ser contratadas várias especialidades, porque é justo que o médico ganhe bem e hoje Porto Ferreira oferece um salário baixo”, finalizou.
A autora do requerimento, vereadora Priscila Franco, salientou a importância desse projeto de reajuste salarial dos médicos. “Nós sofremos dificuldade diariamente, nós vivenciamos todos os dias a reclamação desses médicos. O nosso neurologista atende duas vezes na semana. A agenda dele abriu agora na semana passada às 7 horas, às 7h30 já não havia mais consulta e agora a agenda só reabre em julho. Então, não tem condições para marcar neurologista”, afirmou.
Priscila Franco relembrou que, no último concurso feito para a contratação de médicos, não houve inscritos. “Por conta de o salário ser muito baixo aqui no município e em outras regiões se pagar melhor. Temos o problema também do pediatra que o mesmo atende em vários postos, quando tira férias, os postos ficam sem pediatra. As outras especialidades que estão em falta são todas encaminhadas para fora. Então, vamos aguardar o projeto e um concurso para a contratação”, concluiu a vereadora.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado para que o Executivo Municipal responda dentro do prazo regimental.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira