Carregando...
Início Notícias
Ler notícia

Compartilhar

Vereadores aprovaram 104 projetos de lei em 2023

Vereadores aprovaram 104 projetos de lei em 2023
04
JAN
Vereadores aprovaram 104 projetos de lei em 2023

Nas 52 sessões legislativas realizadas, foram discutidos e aprovados projetos importantes para a municipalidade

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Ferreira estiveram atentos em suas funções de legislar aprovando, nas 52 sessões legislativas realizadas em 2023, 104 projetos contemplando temas importantes para a municipalidade.
No mês de janeiro, durante a primeira sessão ordinária, os vereadores votaram na composição das Comissões Permanentes para o biênio 2023/2024. Já em fevereiro, foram aprovadas a criação de uma nova Secretaria Municipal, a de Relações Institucionais e novas regras para os munícipes solicitarem descontos em seu IPTU, assim como a ampliação para requerer.
O vereador, atualmente licenciado, Alan João (PSD) apresentou projeto para dar a declaração de Utilidade Pública da Associação Ferreirense de Artesãos – AFART, tendo sido aprovado em uma das sessões de fevereiro. No mesmo mês, foram aprovados os projetos concedendo reajuste salarial a todas as categorias do funcionalismo público.
Nas sessões de março, foram aprovadas mudanças no regramento para parcelamento de dívidas com o município, ampliando o número de parcelas possíveis, além do projeto que reajustou a referência salarial de todos os servidores municipais em R$ 50.
Em junho de 2023, a Câmara Municipal foi palco de diversas votações importantes, incluindo a  aprovação da garantia da companhia de animais de suporte emocional, objeto de anteprojeto de lei da vereadora Luciane Lourenço (PSD), e do Dossiê das Mulheres para o combate à violência contra a mulher, objeto do anteprojeto de lei do vereador Élcio Arruda (MDB).
Também foram aprovados no mesmo mês os projetos que criaram a Semana Municipal do Meio Ambiente e a Semana Municipal da Prevenção e Combate ao Bullying e à Violência Escolar, ambos objetos de anteprojetos de lei do vereador Ricardo Patroni (PSD). Finalizando junho, houve a aprovação dos projetos de Decreto Legislativo que definiram os nomes a serem homenageados com os Títulos de Cidadão Ferreirense.
Dois importantes projetos foram aprovados no mês de julho, a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o ano de 2024 e a reestruturação administrativa do Executivo Municipal, que aumentou o valor da hora trabalhada dos médicos, alterou o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate de endemias, além de criar três novos cargos: arquivista, agente de proteção e defesa civil e engenheiro de segurança do trabalho.
As criações do Regime de Jornada de Trabalho Diferenciada aos Médicos e de três funções gratificadas direcionadas aos médicos da rede municipal de saúde foram aprovadas em sessão no mês de agosto. Já em outubro, os vereadores autorizaram o repasse para o cumprimento do piso da enfermagem e o Programa Temporário de Pagamento Incentivado de Débitos para com a Fazenda Pública do município, o chamado REFIS, para o ano de 2023.
Finalizando o ano, em dezembro, foi criado o Banco de Alimentos, objeto de anteprojeto de lei do vereador Ricardo Patroni (PSD), aprovada a Lei Orçamentária Anual para 2024, assim como as emendas ao orçamento, e alteração no Estatuto dos Servidores Públicos no que diz respeito à Licença Prêmio, desmembrando sua contagem em anuênio ao invés de a cada cinco anos, objeto de anteprojeto do vereador João Lázaro (PSDB).
Em 2023, os parlamentares aprovaram sete projetos a mais que em 2022, passando de 97 para 104. Também foram realizadas quatro audiências públicas que objetivaram apresentar e discutir os projetos junto à sociedade ferreirense, além de, sempre que possível, ouvir as categorias e o Executivo Municipal sobre a importância de cada projeto.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira